Entrevista – José Benito Ruiz

Entrevista muito interessante sobre o olhar do fotógrafo Espanhol Benito.

José Benito Ruiz, Espanhol, reconhecido internacionalmente por seu excelente trabalho de fotógrafo de natureza, brindou nossos irmãos Argentinos, com uma palestra nos dias 21 a 23 de Novembro de 2019, na cidade de Puerto Madryn, pela AFONA.

Tem em seu currículo 15 livros de fotografia publicados e autor de imagens premiadas nas competições mais importantes do mundo. E presidente da Associação Espanhola de Fotógrafos de Natureza (AEFONA).

Chamou a atenção na palestra, suas observações sobre a evolução do fotografo de natureza. Conta que desde o primórdios o objetivo era documentar, informar e publicar guias de identificação e ilustrar enciclopédias. E que com o passar do tempo a visão do fotografo de natureza foi modificando e percebendo que a arte vem da natureza, com isso começou a se transformar e desenvolver o lado artístico na fotografia de natureza, onde consegue transmitir a emoção.

Também houve mudanças no pensamento conservadores, de coletivo, que inclui cientistas, conservacionista e o fotógrafo de natureza, onde se tornou menos egoísta.

Assim, não saem a campo para querer realizar-se ou passar um tempo e se divertir, mas sim, com a ideia de que o mundo necessita de responsabilidade pela parte dos fotógrafos de natureza, com uma implicação de gerar imagens que sirva para inspirar mudanças em nossa sociedade.

Relata também que, com essa mudança de pensamento, os próprios cientistas, conservacionista e o fotógrafo de natureza estão se beneficiando disso. Com a chegada e auxilio da tecnologia, a troca de conhecimento favorece o desempenho em campo, como por exemplo saber a localização de determinada espécie que algum tenha interesse. Hoje lutam em conjunto para a conservação da natureza, promoção do espaço natural ou qualquer tipo de projeto. Além de interessar o setor comercial (livros, viagens, hotelaria, translado, guias de observação e outros setores).

Outra questão que foi abordada é a importância da formação de jovens sócios, para que traga algo que os atraia sua atenção e também expor suas conquistas, seus êxitos nos concursos e demais formas para que haja a continuidade na preservação da natureza e que como sócio, se veja respaldado pela associação “Asociación Española de Fotógrafos de Naturaleza (AEFONA)” e ” Asociación Argentina de Fotógrafos de Naturaleza (AFONA)” e pelo coletivo de fotógrafos de natureza.

Agradecimento especial ao amigo Esteban Argerich, por divulgar palestra.

Referências:

  1. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3k3H_aSL35s> Acesso em 22/03/2020.
  2. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=qCQAhVZmKLo&feature=youtu.be&fbclid=IwAR359NGwVR8fdpi02yFecwOPXcJcB3o4Jzq6Rf8eZt7b_4WcUfv01Ndl46g > Acesso em 22/03/2020.

Voltar

Compartilhe: